Estúdio em casa: Fotografia, vídeo, captação de áudio

| |

Montar um estúdio em casa é uma das melhores maneiras de trabalhar com captação de áudio e vídeo. Afinal, se você deseja trabalhar com esses serviços em casa, saiba que é plenamente possível a partir do momento que você tem uma estrutura bem planejada.

Assim sendo, neste artigo, veja algumas dicas e ideias de como você pode montar um estúdio em casa. Utilize materiais que você tem em casa para uma preparação provisória ou invista em materiais de alta qualidade e resistência para um estúdio permanente. Continue lendo e saiba mais.

Notícias em destaque: Brasileiro ‘garimpa’ roupa em loja que vende por quilo para driblar alta de preço

Como fazer um estúdio em casa para fotografia

Se o que você precisa é montar um estúdio em casa para fotografia, então você tem um leque enorme de oportunidades. Afinal, para montar um estúdio de fotografia em casa, muitas vezes, tudo o que você precisa é de espaço.

Isto é, você precisa ter um ambiente grande o suficiente para fazer fotos dos mais variados temas e tamanhos de lentes. Um grande estúdio pode proporcionar fotos de produtos grandes, como camas. No entanto, se você trabalha apenas com produtos menores, então um cômodo muitas vezes vai ser o suficiente.

Assim sendo, faça um revestimento nas janelas para conter a luz do sol quando necessário. Além disso, faça a instalação de um fundo chroma key para fotos que precisam de um recorte preciso. Você pode deixar o chroma key suspenso e enrolado, caso o espaço seja pequeno demais.

Deixe apenas uma mesa para um computador no estúdio de fotografia. O resto dos móveis você deve tirar para abrir espaço para os equipamentos de fotografia, como luzes, mesas de foto, tripés, etc.

Como fazer um estúdio em casa para captação de vídeo

Se o que você precisa é de um estúdio em casa para captação de vídeo, então o seu estúdio de fotografia pode ser aproveitado para isso. Isto é, você pode montar um estúdio de vídeo com as mesmas dicas para montar um estúdio de foto.

No entanto, se o que você precisa é construir um estúdio personalizado, então um ambiente dedicado precisa ser feito. Isto é, um ambiente com o cenário que você quer e com a estética que você deseja. Esse tipo de estúdio é muito comum para canais do YouTube, que mantém uma direção de arte específica para todos os vídeos.

Cuidado com a iluminação natural. Ela é ótima em alguns casos. Mas em outros, ela pode atrapalhar muito. Afinal, a luz natural pode desbalancear a luz artificial e o seu vídeo pode ficar estourado. Portanto, lembre-se das persianas nas janelas para controle da luz externa.

Inclusive, você deve comprar espuma acústica para colocar nas paredes. Isso vai ajudar a deixar o áudio do seu vídeo muito mais profissional e confortável para quem está assistindo.

Se você não quiser investir nesse tipo de espuma, poderá fazer também com caixas de ovo. Afinal, elas têm a mesma funcionalidade no sentido de isolar o ambiente acusticamente.

Como fazer um estúdio em casa para captação de áudio

Se o que você precisa é de um estúdio em casa para captação de áudio, então você precisa considerar algumas questões técnicas muito importantes. Como por exemplo, você precisa isolar as paredes acusticamente.

Assim sendo, você deve comprar espuma acústica para garantir que o som do seu microfone fique perfeito e o seu serviço de captação de áudio seja perfeito também. 

A espuma acústica, além de isolar o ambiente, permite que a sua voz fique mais profissional. Afinal, o único som propagado no ambiente será direcionado para o microfone, sem ecos. Assim sendo, o seu áudio ficará muito mais preenchido.

Se você não quiser comprar espumas acústicas neste primeiro momento, poderá revestir as paredes com caixa de ovo. Sim, as caixas de ovo que você encontra no mercado. Não vai ficar tão bonito. Mas vai ficar muito eficiente!

No entanto, comprar espuma acústica ainda pode ser a melhor solução. Afinal, ela também é muito segura, pois é antichamas.

Dicas para montar um estúdio em casa

Para montar um estúdio em casa, independente do tipo de estúdio que for, você deve seguir algumas dicas práticas. Afinal, o estúdio é, de qualquer maneira, um ambiente que precisa ser isolado. Seja do ponto de vista acústico ou de luz.

Assim sendo, veja algumas dicas extras para montar um estúdio em casa:

  • Revestimento nas paredes e nas janelas.
  • Cuidado com os ruídos brancos.
  • Escolha um cômodo mais afastado dos cômodos “populares”.
  • Escolha materiais seguros.
  • Decore ao estilo estúdio.

Revestimento nas paredes e nas janelas

Um dos primeiros aspectos que você deve considerar para fazer um estúdio em casa, é o revestimento das paredes e janelas. Seja do ponto de vista acústico ou de luz.

Para o caso de um estúdio de áudio e vídeo, você vai precisar isolar o ambiente com espumas acústicas. Isso vai garantir que o som fique muito mais profissional e concentrado no microfone.

No caso de estúdios de fotografia, você não precisa de revestimentos acústicos. Mas sim, de luz. Tenha controle da luz externa com persianas. Isso te ajuda a melhorar a qualidade da foto.

Cuidado com os ruídos brancos

Os ruídos brancos são muito destrutivos. Você pode não percebê-los de maneira crua no ambiente. Mas eles estarão lá, presentes no seu áudio, caso não haja o preparo do estúdio corretamente.

Deixe o ar-condicionado virado de maneira estratégica para não propagar ruído no microfone. Além disso, deixe os computadores e outros emissores de som em posições que não estejam apontando para o microfone.

Escolha um cômodo mais afastado dos cômodos “populares”

Os cômodos populares da casa devem ficar mais longe do estúdio. Isto é, ambientes como sala e cozinha, onde há mais conversas e reunião de pessoas. Afinal, esses ambientes podem propagar som e deixar o seu estúdio menos profissional.

Escolha materiais seguros

Por mais que você possa revestir o seu estúdio acusticamente com caixas de ovo, isso não é recomendado por muito tempo. No início, é uma boa maneira de começar. Mas depois, você precisa evoluir para espuma acústica antichama.

Decore ao estilo estúdio

E por fim, não esqueça da decoração. Ela deve fazer o seu estilo e você pode decorar de acordo com a sua profissão. Se você tiver um canal no YouTube, então a decoração vai ser ainda mais criativa, pois o estúdio vai aparecer no vídeo!

Anterior

Brasileiro ‘garimpa’ roupa em loja que vende por quilo para driblar alta de preço

Dicas de Decoração para Casa

Próximo

Deixe um comentário