Etapas para desenvolvimento de site

| |

Compreender quais são as etapas para desenvolvimento de site é algo essencial para que o mesmo possa ser criado da forma certa e o cliente possa conhecer como está cada fase do processo.

Cada uma das etapas de desenvolvimento de um site deve contar com um prazo específico para entrega, deve ter um valor que irá ser contabilizado para o custo final e ainda deve ser aprovado para, caso necessário, sejam feitas alterações.

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de mostrar tudo sobre quais são as etapas para desenvolvimento de site, de modo a lhe ensinar o que há de mais importante sobre o assunto. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto da Noz Agência até o final!

Cronograma desenvolvimento de site

O desenvolvimento de um site é um projeto e como tal exige que seja feito um cronograma com todas as etapas envolvidas para realizá-lo e finalizá-lo.
Esse cronograma ajuda não só o desenvolvedor do site durante o processo de criação, mas também serve para mostrar ao cliente como cada etapa do desenvolvimento do site será realizada e os prazos para finalizações.
Um cronograma, portanto, deverá conter as etapas de desenvolvimento de um site, que podem ser divididas em sete principais:

• Análise das necessidades do cliente e criação de um briefing
• Criação do conteúdo do site
• Criação do layout e design do site
• Codificação do site
• Programação do site e testes
• Publicação do site
• Manutenção do site

Etapas da produção de um site

No tópico anterior, foram mostradas as etapas que devem estar presentes no cronograma do projeto de desenvolvimento de site.

Agora é hora de explicar um pouco mais sobre cada uma dessas etapas, deixando bem claro sobre o que elas tratam.

Conversando com o cliente e entendendo as necessidades

Essa é uma das mais importantes etapas para desenvolvimento de site, para que ele seja realmente bem feito e atenda às expectativas do cliente.

Por isso mesmo é necessária uma boa comunicação entre criador e cliente, entendendo tudo sobre o objetivo por trás do site a ser desenvolvido.

É importante ter um briefing para o cliente preencher com as informações mais relevantes para o projeto, de modo que o desenvolvedor siga todas elas no momento da criação do site.

Criação do conteúdo do site

A criação do conteúdo do site será feita por meio da pesquisa de mercado e também com as informações obtidas do briefing preenchido pelo cliente.
Depois, ele deverá ser otimizado para garantir que será encontrado mais facilmente dentro dos buscadores da internet, como o Google.

Criação do layout e do design

A próxima etapa é a criação do mapa do site (wireframe), na qual será possível desenhar um rascunho de como será o site, ou seja, onde ficará cada texto, cada imagem e cada botão que deve ser inserido, por exemplo.

É por meio do wireframe que o desenvolvedor vai colocar em prática as criações, e depois disso ele irá também escolher o template ou tema do site, criando então a personalização do mesmo (com cores, imagens e textos de acordo com a essência da marca do cliente).

Etapa de codificação

A etapa de codificação consiste em codificar as funcionalidades que foram definidas de forma prévia, com base no wireframe criado e no design do site.

A programação irá permitir que as imagens e o layout do site que foram criados pelo desenvolvedor virem códigos que sejam interpretáveis pelos navegadores de internet (na linguagem HTML e CSS).

Programação e teste do site

Nessa etapa, os códigos CSS e HTML escritos passam a entrar em ação, realmente de fato, o que significa que eles vão ser aplicados e o site, finalmente, estará funcionando.

Deverão ser criados pelo desenvolvedor sistemas e os plug-ins que sejam necessários, e também todas as funcionalidades que devem existir no site.

Com isso tudo, a primeira versão oficial do site estará pronta para ser testada e é por meio desses testes que os desenvolvedores podem saber se o site poderá ser publicado ou se precisará de ajustes antes de ser lançado.

Publicação do site

Com tudo pronto no site, o próximo passo é a publicação do site (com um domínio e um serviço de hospedagem de qualidade), após a qual ele finalmente estará visível na internet para os usuários.

Manutenção do site

A última etapa do desenvolvimento de site é a manutenção, de forma periódica, que deve garantir que todos os recursos do site estarão funcionando de maneira correta para que os usuários possam visualizá-los.

Conclusão

Como você viu, o desenvolvimento de um site exige que certas etapas sejam definidas para garantir que a criação irá seguir uma ordem certa e trará um resultado final positivo.

Neste texto, você viu como é preciso fazer um cronograma com as etapas para desenvolvimento de site e ainda pôde conhecer mais sobre cada uma delas.

Gostou do artigo de hoje sobre etapas para desenvolvimento da criação de site? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Leia Mais: Como Hospedar de Graça um Site

Anterior

Como Hospedar um Site na Internet Grátis?

Briefing para desenvolvimento de sites

Próximo