Briefing para desenvolvimento de sites

| |

Fazer um briefing para desenvolvimento de sites é um dos pontos principais para se obter sucesso com os clientes.

Um briefing é o que irá determinar se o site criado será bom ou ruim, ou seja, se irá ou não atender as necessidades e as expectativas do cliente, com um projeto baseado sobre ele.

Leia Mais: Etapas para Desenvolvimento de Sites

Portanto, para quem trabalha na área há um tempo ou mesmo para quem está começando agora na criação de sites e hospedagem, saber como fazer um briefing para o desenvolvimento de sites de clientes é essencial

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de mostrar como é possível criar um bom briefing, que irá lhe ajudar a obter mais sucesso como desenvolvedor de sites. Não deixe de acompanhar o texto até o final para saber tudo sobre esse assunto!

Ferramentas para briefing

No momento de fazer um bom briefing, surgem sempre questionamentos sobre o que pode ajudar a preparar esse documento o mais perfeito possível para ser preenchido pelo cliente.

Existem até mesmo modelos prontos para briefings na internet, então nada mais normal do que as pessoas estarem em dúvida sobre como fazê-lo.

A dica é que você sempre busque na internet aqueles modelos que acredite serem os melhores e a partir disso elaborar o seu próprio briefing com algumas modificações para deixar de acordo com o seu negócio.

Algumas ferramentas por meio das quais você poderá criar o seu briefing e enviá-lo para os seus clientes são:

  • Briefings por e-mail: nessa opção, você poderá enviar as perguntas via e-mail para os clientes
  • Conversa por chats (como Messenger e Whatsapp): também é uma excelente opção para enviar seu briefing para os clientes, ainda dando um toque mais pessoal nessa tarefa
  • Sistema web de briefings: hoje é possível montar um sistema online de briefing por meio de formulários para serem preenchidos diretamente pelos clientes

Escopo para criação de sites

Para montar um site, ou seja, para fazer o escopo de criação de um site, é preciso levar em consideração três etapas fundamentais:

  • Esqueleto do site: quais vão ser as páginas existentes no site e também as sub-páginas
  • Multimídia: quais serão os tipos de multimídias dentro do site? Ele terá vídeos? Existirão banners dinâmicos? Você vai disponibilizar atendimento online ao cliente?
  • Design: o design do site deve estar de acordo com o estilo da empresa, como é o caso da logo a ser usada, da paleta de cores, e o modelo ou layout, que pode ser mais sérios ou mais descontraído

Entrevista para criação de site

Como já foi mencionado anteriormente, é muito importante que haja uma conversa entre ambas as partes para que a criação de site seja o mais adequado aos objetivos do cliente.

Por isso mesmo é importante a empresa realizar uma entrevista com o cliente, inclusive com o briefing em mãos, o que vai ajudar a responde-lo mais rapidamente, permitirá que você entenda exatamente o que o cliente quer e ajudará a trazer um resultado mais eficaz.

Como elaborar um projeto de site

Para elaborar um projeto de site, você deve seguir essas etapas de forma a garantir alcançar o resultado esperado:

• Defina qual é o seu projeto
• Defina o escopo do site
• O conteúdo do seu site
• A compra do domínio e da hospedagem
• O fluxograma do site e o Wireframe
• O design de layout
• O desenvolvimento de sites

A partir disso, será possível colocar o projeto em prática e ir testando-o para saber se ele realmente está funcionando adequadamente.

Conclusão

Como você viu, criar um briefing para desenvolvimento de sites é algo imprescindível para qualquer empresa, pois isso garante um resultado de acordo com o que foi discutido entre ambas as partes.

Neste texto, você viu como é possível criar um briefing e enviá-lo ao cliente para fazer a criação do site dele de acordo com o esperado. Gostou do artigo de hoje sobre briefing para desenvolvimento de sites?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que nosso site possa ajudá-lo.

Anterior

Etapas para desenvolvimento de site

Curiosidades sobre o Whatsapp

Próximo