7 dicas de como aumentar as suas vendas online

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Investimentos para aumentar as vendas online é algo muito comum no planejamento de empresas e marcas, sendo muito importante para o crescimento do negócio e ganhar mais relevância no meio online. 

Com o avanço da tecnologia e mais pessoas com acesso à internet, as vendas no universo online se tornaram algo frequente nos negócios, conquistando cada vez mais adeptos devido suas facilidades, podendo ser uma excelente fonte de faturamento.

Para isso, desenvolver estratégias inteligentes e adotar boas práticas se mostram fundamentais para conquistar a confiança dos consumidores e garantir o sucesso das vendas.

As vendas online podem ser uma forte receita, tanto para as que atuam com lojas físicas quanto só na web. 

Inclusive, neste segmento há várias formas de oferecer produtos e serviços, indo desde os sites de venda e campanhas mais tradicionais, até a atração por redes sociais e conteúdos de qualidade.

Com isso, a modalidade se mostra muito interessante, visto que a marca consegue atingir públicos mais diversos e que estariam distantes da loja física, enquanto o cliente pode comprar no conforto do lar. 

Entretanto, é essencial saber como vender nesse ambiente para obter bons resultados e ter o melhor proveito no canal online.

Para se ter uma ideia, existem diferentes plataformas que podem ser utilizadas para as vendas. O e-commerce e o marketplace são as mais utilizadas e cada uma destas opções oferece um alcance distinto para o público.

Ter um amplo alcance é algo importante na hora das vendas online, ou seja, facilita a conquista de bons números de venda e pode estar associado a estratégias bem elaboradas.

As vendas online podem parecer simples, mas são cheias de desafios, como se comunicar adequadamente com os clientes em potencial.

Com isso, um bom planejamento estratégico de marketing digital é fundamental em todas as etapas para alcançar os resultados.

Confira a seguir algumas dicas de como implementar essas estratégias de forma eficiente em seu negócio:

  1. Elabore o funil de vendas

Um funil de vendas bem desenvolvido pode atrair os potenciais clientes com qualidade e, ao acompanhá-lo em todo o percurso de compra fornecendo materiais de valor, possibilita converter o usuário em um potencial cliente e até um divulgador da marca. 

Este processo acontece por meio da captação e educação dos leads e utiliza desde materiais em blog até e-mail marketing, publicidades e e-books, mesclando as estratégias de inbound e outbound marketing.

Fornecer o maior número de informações possíveis a respeito do seu negócio é muito importante para que a pessoa conheça o seu trabalho e tenha a confiança necessária para fazer a compra.

  1. Otimize as páginas e conteúdos para SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de mecanismos que otimizam os resultados nos buscadores de pesquisa, como o Google, Bing e Yahoo. 

Este recurso pode ser utilizado no e-commerce e no marketplace para deixar o site simples e bem configurado, resultando nas melhores posições de buscas, bem como para criar conteúdos com diretrizes específicas para um bom ranqueamento.

A otimização é essencial para manter a empresa sempre bem posicionada, sendo destaque e rendendo excelentes resultados.

  1. Marque presença em todos os canais possíveis

A possibilidade de compra em diversos canais é algo que ajuda a aumentar as vendas. 

Sendo assim, não se limite apenas as vendas no e-commerce. Isso porque anunciar nas redes sociais e disponibilizar vendas no marketplace potencializam o faturamento da empresa, além de ajudar na popularidade.

Estar presente em outras mídias também facilita o processo de localização por meio dos clientes, bem como favorece a comunicação mais próxima com os potenciais clientes.

  1. Anuncie em vários canais

A estratégia de anúncios é uma excelente maneira de conquistar o público. Os iniciantes podem utilizar as plataformas Ads como o Facebook, Instagram, Twitter e Google Ads para destacar seus produtos.

Isto posto, como anunciar no Google Ads?

Esse processo pode ser feito com a criação de uma conta na plataforma do próprio google o vinculado a um e-mail já existente.

Posteriormente, os profissionais terão acesso a uma plataforma que oferece várias opções para a criação de publicidades e que fornece diferentes formatos que podem ser explorados para o desenvolvimento dos anúncios. 

Inclusive, após a definição do formato, conteúdo e canais que serão veiculados, é possível selecionar o modo de cobrança, que pode ser por clique ou impressão, por exemplo, e o método de pagamento que pode variar em boleto bancário ou cartão de crédito.

Anúncios pagos nas redes sociais também são uma ótima estratégia para conseguir resultados nas vendas e alcançar públicos mais segmentados.

O Instagram Ads é um exemplo de plataforma simples e intuitiva que permite criar campanhas em formatos de stories, carrossel ou posts, alcançando e fidelizando os clientes.

Esta é uma ótima ferramenta para aumentar o engajamento e pode expor o seu negócio para o mundo, devido ao bom alcance, fixando a marca no imaginário popular e trazendo aspectos mais humanizados, além de permitir a criação de anúncios para potenciais clientes.

Outra opção é entender como funciona o Facebook Ads e utilizar esta plataforma que além de alcançar os usuários da rede, pode ser estendido para as demais mídias pertencentes ao grupo empresarial.

Basicamente, o Facebook Ads permite criar e customizar vários formatos de anúncios para serem exibidos na rede social.

Possui valores acessíveis e diferentes modelos de cobrança, como o CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Ação) e CPM (Custo por Impressão).

  1. Segmente a atuação

Empresas que vendem online precisam ter o público-alvo do estabelecimento bem definido para alcançar adequadamente esses nichos e conseguir vender suas mercadorias ou serviços. 

Portanto, conhecer muito bem a persona do negócio é essencial para saber como se comunicar com os clientes, quais canais utilizar e assim fazer uma segmentação de campanhas eficiente.

  1. Tenha um site responsivo

Com o acesso à internet por meio dos smartphones e tablets, é importante ter um site que se adapte a vários formatos de tela. 

Esta estratégia garante uma navegação agradável, confortável e, consequentemente, uma melhor experiência para concluir a compra.

Inclusive, além de ser uma ação benéfica para a experiência do usuário, é um método que contribui para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

  1. Ofereça uma experiência completa

Estar com o cliente no pós-venda é muito importante para a fidelização e sucesso do negócio.

Isso porque o cliente se torna um “embaixador” da marca, auxiliando na divulgação, e pode retornar ao empreendimento, realizando compras mais representativas.

Deste modo, os investimentos para criar estratégias que ajudam nas vendas são formas de obter excelentes resultados, com um faturamento expressivo, sucesso com o público e novas oportunidades de negociação e parcerias.

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