Como prevenir doenças bucais em crianças

| |

As doenças bucais podem afetar pessoas de todas as idades, inclusive nas crianças, que acabam tendo uma incidência maior justamente porque muitos acreditam não ser necessário levá-las ao dentista. 

Uma vez que os dentes decíduos acabam caindo e por esse motivo, muitas pessoas acreditam ser desnecessário cuidar desses dentinhos. 

Essa crença não passa de uma falácia. Isso porque, ao contrário do que muitos imaginam, devido a sua composição, os dentes de leite acabam sendo mais propensos ao desenvolvimento de cáries do que os permanentes. 

Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os dentes decíduos e possíveis doenças que podem acabar se desenvolvendo nas crianças. 

Doenças essas que podem afetar a sua saúde bucal e até mesmo o nascimento saudável de dentes permanentes, bem como confira dicas de como evitar essas doenças indo a uma clínica dental infantil.

Quais são as doenças bucais que podem atingir as crianças?

Assim como afirmado anteriormente, as doenças bucais não são exclusividades dos adultos e podem atingir diversas crianças, principalmente devido a falta de uma rotina de higiene bucal adequada. 

Isso porque, uma boa higiene em conjunto com visitas regulares ao dentista são capazes de evitar quase todas as doenças bucais. 

Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais problemas que podem se desenvolver na boca dos pequenos, levando os pais a obrigatoriamente ter que buscar por um consultório odontológico infantil para averiguar possíveis tratamentos. 

  • Gengivite;
  • Cáries;
  • Dentes desalinhados;
  • Placas bacterianas.

Essas são enfermidades bucais muito graves, principalmente em crianças, por isso, é muito importante uma boa prevenção.

Quais são os cuidados importantes com a saúde bucal infantil?

Tratando-se de crianças, quando o assunto é cuidar da saúde bucal, é preciso frisar que o cuidado com os dentes decíduos vão ser essenciais para que os permanentes também possam nascer saudáveis. 

Sendo assim, é importante buscar evitar doenças bucais, sejam elas quais forem, e realizar cuidados como uma boa escovação e rotina de limpeza bucal. 

Isso consiste em escovar os dentes após as refeições, ou seja, no mínimo três vezes ao dia e sempre utilizar o fio dental para que ele possa limpar algumas partes que a escova não alcança. 

Além disso, também é muito importante que desde de pequenas, as crianças passem a visitar o dentista infantil 24 horas regularmente, para que o profissional possa fazer avaliações de rotina e acompanhar o desenvolvimento desses dentes. 

Vale lembrar que os profissionais são treinados a observar coisas que outras pessoas não conseguiriam identificar como possíveis problemas. 

Com isso, pode adotar atos preventivos ou até mesmo um tratamento precoce, o que aumenta as probabilidades de resolução do problema de formas mais fáceis, sem a necessidade do surgimento de sintomas mais graves. 

A partir de qual idade é necessária iniciar a higiene bucal?

Assim como já mencionado anteriormente, a higiene bucal é uma das principais formas de prevenção a quase todas as doenças bucais, sejam elas em adultos ou crianças. 

Com isso, é possível evitar a necessidade de procedimentos mais complexos e invasivos, como o canal, realizado por um dentista especialista em canal.

Sendo assim, a principal dúvida de muitos pais é em relação ao início da escovação bucal. Esta por sua vez deve ser iniciada a partir do primeiro dentinho, quando a criança ainda é considerada um bebê e já se alimenta de comidas sólidas. 

Entretanto, como nesse estágio inicial, a criança ainda conta com mais gengiva e menos dentes, é indicado fazer essa limpeza, usando apenas uma gaze umedecida. 

Sendo assim, quando a criança for mais dentuça do que banguela e tiver um número considerável de dentinhos, já é possível introduzir a escova e a pasta dental. 

Qual a importância da alimentação saudável na infância?

Por último, mas definitivamente não menos importante, além da escovação e das visitas regulares ao dentista, assim como adultos que fazem o uso lente de contato dental durabilidade, também é importante que as crianças tenham uma dieta balanceada para 

que sua saúde bucal esteja 100%. 

Isso porque, alimentos que contém muito açúcar ou carboidratos e glicose acabam potencializando as chances de desenvolvimento de doenças bucais. 

Portanto, busque incentivar a alimentação saudável, com vitaminas e nutrientes como o cálcio, além da ingestão de bastante água. 

Todos esses componentes vão fazer com que seu filho possa ter uma boa saúde bucal e se tornar um adulto responsável em relação a saúde de sua boca, com um sorriso lindo por toda a sua vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

1, 'include' => $prevPost->ID, 'post_type' => $post_type, ); $prevPost = get_posts($args); foreach ($prevPost as $post) { setup_postdata($post); ?>

1, 'include' => $nextPost->ID, 'post_type' => $post_type, ); $nextPost = get_posts($args); foreach ( $nextPost as $post ) { setup_postdata($post); ?>

Deixe um comentário

13 − nove =