Como desentupir cano de água?

| |

O entupimento do cano de água é uma situação muito desagradável, não é mesmo? E saber como desentupir cano de água, pode ajudar muito na resolução desse problema.

Essa situação ocasiona muito desconforto, principalmente pelo odor emitido, e saber como resolver o problema é uma ótima opção. Há muitas dicas e maneiras de como desentupir cano de água, no entanto, algumas são eficazes e outras nem tanto. Para saber o que realmente funciona, continue a leitura deste artigo.

Por que o cano de água entope?

Saber o porquê isso acontece pode ser uma das maneiras de evitar o problema. Além disso, pode auxiliar também da maneira que será mais eficaz para desentupir o cano. Enfim, as possíveis causas desse acontecimento podem ser:

  • Jogar óleo de cozinha na pia. Em decorrência da gordura ter mais consistente e ficar mais dura depois que chega no encanamento, dificulta a passagem da água e outros dejetos, pois impede que esses passem corretamente causando um entupimento.
  • Jogar sobras de comida em locais com acesso ao encanamento. Essa atitude causa um entupimento, pois alguns dos alimentos dispensados possuem um grande teor de gordura, que se fixa nas paredes dos canos, não deixando que a água e outros resíduos passem corretamente.
  • Jogar fios de cabelo soltos, em locais com encanação, como privada e ralo de chuveiro. Esse ocasionar entupimento no cano de água porque, os fios criam um certo tipo de tela, algo que impede que a água e outros dejetos passem de maneira correta.
  • Descartar utensílios de higiene pessoal (papel higiênico, cotonetes, absorventes externos…) em locais inapropriados como vaso sanitário e lavatório. Isso causa um entupimento pois, por exemplo, o absorvente é composto por plástico e algodão, componentes que ocasionam uma massa difícil de ser eliminada.
  • Não ter uma rotina de limpeza frequente. Isso interfere no entupimento, porque quando não se tem uma higienização dos ralos, pias há uma chance maior de ter um entupimento.

Como identificar um cano de água entupido?

Existe alguns sinais que indicam se há um entupimento de algum cano, esses podem ser:

  • Água voltando pelo ralo. Quando se tem um entupimento é notável que água volte, mesmo que desça, algum tempo depois volta aos pouquinhos, significando que existe algum impedimento.
  • Ralo com nível de água maior ou menor que o normal.
  • Demora para escoar a água. 
  • Barulho característico. Quando o encanamento está obstruído é comum que ele faça um barulho parecido com um borbulho. Se acaso ouvir esse, e for o caso, pode a partir disso entrar em contato com uma desentupidora.

Como desentupir cano de água?

Saber como desentupir cano de água é essencial para se ter uma certa independência, e principalmente para saber como resolver o problema, caso ele ocorra. Algumas maneiras utilizadas são:

  • Despejar água quente, essa terá função de derreter o que estiver obstruindo a passagem, consequentemente desentupindo o cano de água.
  • Outra forma que pode ajudar é usar água quente com sal. Para isso é preciso que despeje uma xícara de sal e dois litros de água quente. Para ter eficácia tem que jogar a água em uma única vez, tampar o ralo se for o caso, de forma que não tenha saída do ar. Se obtém uma pressão e irá eliminar os resíduos.
  • Ainda mais, pode-se utilizar o sabão em pó ao invés do sal. O uso desse produto tem bastante resultado quando o entupimento for ocasionado por gordura. Além disso, é preciso esperar que a ação faça efeito.
  • Usar soda cáustica. Deve ser utilizada somente em último caso. Para fazer seu uso é necessário muito cuidado, uma xícara é suficiente. Deve-se despejar a soda e logo após jogar um litro e meio de água quente, uma vez já basta.

Contudo, é possível perceber que pode se resolver o problema de entupimento de cano de água, mas caso essas maneiras não sejam eficazes deve-se chamar uma desentupidora.

Anterior

Quais as vantagens de comprar curtidas Instagram?

Como abrir uma loja de roupas virtual?

Próximo

Deixe um comentário